Você sabe o que é ambientação?

A ambientação desempenha um papel fundamental na arquitetura, tem o poder de transformar espaços, tornando-os mais funcionais, esteticamente agradáveis e adequados às necessidades dos usuários. Ela desempenha um papel importante na criação de experiências positivas e na melhoria da qualidade de vida das pessoas que utilizam esses espaços.
Listamos alguns dos principais benefícios da ambientação:

– Expressão da identidade: Através da ambientação, é possível expressar a identidade e a personalidade do projeto arquitetônico. A escolha de materiais, cores, texturas e elementos decorativos pode transmitir a mensagem desejada, seja ela de modernidade, tradição, sofisticação, entre outras.
– Criação de atmosferas e sensações: Permite criar atmosferas e sensações específicas em um espaço. É possível utilizar elementos como iluminação, cores, materiais e mobiliário para gerar sensações de acolhimento, serenidade, energia, entre outras, de acordo com a proposta e função do ambiente.
– Funcionalidade e ergonomia: A ambientação tem um papel importante na funcionalidade e ergonomia dos espaços. É necessário considerar a disposição dos móveis, a circulação, o aproveitamento da luz natural, a integração com o entorno, entre outros aspectos, de forma a proporcionar conforto e eficiência no uso dos espaços.
– Conforto ambiental: Possibilidade de promover o conforto ambiental nos espaços. Isso inclui aspectos como o controle da iluminação, o isolamento térmico e acústico, a ventilação adequada e o uso de materiais que proporcionem conforto tátil.
– Estímulo à interação e sociabilidade: Uma ambientação bem projetada pode incentivar a interação e a sociabilidade entre as pessoas. Espaços de convivência, áreas de lazer, jardins e outros elementos podem ser utilizados para criar ambientes propícios à interação social, ao encontro e à colaboração.
– Estética e beleza: A escolha cuidadosa de materiais, cores, texturas, mobiliário e elementos decorativos pode criar composições visuais atraentes e harmoniosas, tornando os ambientes mais agradáveis e convidativos.

E o seu ambiente, está bem ambientado e de acordo com o que você entende por conforto?

Arquiteta e Urbanista

Taís Nicolacópulos é arquiteta especialista em Design Estratégico. Nascida no interior do Rio Grande do Sul, morou em Porto Alegre, estudou arquitetura na Argentina e agora é residente em Florianópolis. É movida pela curiosidade e apaixonada por arquitetura, viagens, cultura e inovação. Sócia-fundadora do Bloco Z Arquitetura, atua há mais de 8 anos auxiliando pessoas e empresas a tirarem suas ideias do papel através da arquitetura e do design.

Leave a Reply