Iluminação é aconchego

A melhor iluminação para criar um ambiente agradável depende do tipo de ambiente e do propósito do espaço. No entanto, em geral, uma combinação de luz natural e artificial pode ser muito eficaz para criar um ambiente agradável.
A luz natural é a melhor opção sempre que possível, pois é a mais equilibrada e saudável. Se o ambiente tem janelas, tente maximizar a entrada de luz natural, evitando obstruções e cortinas pesadas que bloqueiem a luz.
Além disso, a iluminação artificial pode ser usada para complementar a luz natural e criar um ambiente mais acolhedor. É recomendável optar por lâmpadas com temperatura de cor entre 2700K a 3000K, que proporcionam uma iluminação mais quente e suave, em vez de luzes frias e brancas.
Outra dica importante é evitar a luz direta e muito intensa, que pode causar desconforto e ofuscar a visão. Em vez disso, utilize luminárias com difusores ou pendentes, que distribuem a luz de forma mais uniforme e criam uma atmosfera mais aconchegante.
Por fim, é importante lembrar que a iluminação pode ter um grande impacto no humor e no bem-estar das pessoas, portanto, é importante adaptá-la às necessidades e ao uso do ambiente em questão.
Nada melhor do que um ambiente com a iluminação certa e cheio de aconchego, não é mesmo?

Arquiteta e Urbanista

Taís Nicolacópulos é arquiteta especialista em Design Estratégico. Nascida no interior do Rio Grande do Sul, morou em Porto Alegre, estudou arquitetura na Argentina e agora é residente em Florianópolis. É movida pela curiosidade e apaixonada por arquitetura, viagens, cultura e inovação. Sócia-fundadora do Bloco Z Arquitetura, atua há mais de 8 anos auxiliando pessoas e empresas a tirarem suas ideias do papel através da arquitetura e do design.

Leave a Reply