O novo ambiente corporativo

Comprovadamente, o ambiente em que vivemos tem influência direta na nossa saúde física e mental, sendo capaz de afetar nosso humor, estresse, ansiedade, inventividade e produtividade. Isso acontece porque agimos conforme as informações e os estímulos que recebemos do ambiente em que estamos, e que captamos através dos nossos cinco sentidos: visão, audição, tato, olfato e paladar. O processamento e a interpretação destas informações e percepções captadas é que definem as nossas ações a todo momento.  

Se o ambiente em que estamos influencia tanto no nosso bem-estar, por que não darmos a devida atenção àquele lugar em que passamos a maior parte dos nossos dias?

Na última década um novo jeito de trabalhar vem se desenhando e está cada vez mais presente no mundo corporativo. Esta transformação está muito ligada a uma geração de profissionais com novos valores que buscam propósitos pessoais nas atividades que exercem e, desta forma, estão contribuindo para uma ressignificação do trabalho.

Foi-se o tempo em que o ambiente corporativo era um lugar hierárquico, sem graça, sem cor, e que se resumia, basicamente, em estações de trabalho, muitas vezes separadas em baias, e muitos armários para armazenamento de documentos.

Hoje sabemos que um espaço de trabalho adequado e agradável, que promova o bem-estar, estimula o relacionamento entre os colaboradores, a criatividade, a produtividade, a motivação e a satisfação. É isso que as pequenas e as grandes empresas vêm buscando através dos projetos de arquitetura para os seus ambientes corporativos, que têm função transformadora para a vida dos funcionários e para a saúde dos negócios como um todo.

Vamos ver, então, quais são os principais pontos que um bom projeto de arquitetura corporativa deve levar em consideração.

Integração

Ambientes integrados e permeáveis, pensados de modo a favorecem a interação e colaboração entre os profissionais das mais diferentes funções, facilitando o fluxo tanto de pessoas como de informações.  

Vidros e painéis que promovem integração e permeabilidade

Ergonomia

Ergonomia é o estudo da interação do homem com o seu ambiente de trabalho, que busca a adaptação do trabalhador aos elementos e condições laborais a fim de garantir conforto, saúde e segurança. Portanto, mobiliários e equipamentos devem ser criteriosamente desenhados e organizados para proporcionarem aos colaboradores as condições ideais para o seu bem-estar e consequente desempenho. Além disso, a iluminação adequada, com a temperatura de cor, com a intensidade e com o ofuscamento controlados, garante a capacidade de concentração e aumento da satisfação nos postos de trabalho.

Elementos naturais

Comprovadamente o contato com a natureza traz benefícios para todos os setores da nossa vida. Nos ambientes de trabalho não é diferente. A inclusão de elementos naturais como vegetação, iluminação natural e ventilação natural trazem qualidade para a vida corporativa, diminuem o estresse e aumentam as capacidades do trabalhador.

Muito verde e luz natural

Espaços de descompressão

Espaços agradáveis e confortáveis para que todos os colaboradores da empresa possam relaxar, fazer uma pausa na rotina, um lanche e até mesmo reuniões descontraídas. São espaços que favorecem o encontro, a troca de ideias e o descanso, promovendo o bem-estar e a criatividade.

Espaços de descontração e encontro

Diante do cenário atual, as mudanças no modo de trabalhar se tornaram urgentes. As empresas precisaram se adaptar rapidamente para possibilitar o trabalho em home-office, e precisarão montar um plano de ação também para a retomada, já que nada mais será do modo como era antes. Mais do que nunca a implementação de todos esses pontos que vimos será necessária e precisa ser planejada. Com a orientação de um profissional poderá ser feita de forma simples e gradual, só não poderá ser ignorada.

imagens:
http://www.humanoffice.pl/en/portfolio/allegro/

Débora Feistauer é arquiteta e urbanista, especialista em Gestão de Negócios Imobiliários e da Construção Civil. Nascida e criada em Porto Alegre, formou-se pela PUCRS e fez pós-graduação na Fundação Getúlio Vargas. Percebe e trabalha de forma singular com a beleza dos contrastes: a praticidade e o humano, o vazio e o espaço construído, a natureza e o concreto. Com olhar apurado para o potencial dos espaços, é apaixonada e motivada pelo impacto positivo que cada projeto causa na vida das pessoas.

Leave a Reply